Casamento Civil ou Religioso, qual seria o de Deus nesta história? Vejo tanta gente hipócrita em nosso meio! Muitas vezes falando com desdem de quem não é casado no religioso. Tratam com menosprezo até os que tem apenas o casamento civil.
Chamam pelo nome apenas de amasiado, junto, amancebado entre outros adjetivos torpes. Os católicos são os principais donos desta prática. Tudo em cima da teoria sem fundamento de que eles são a religião deixada por Deus.
Casamento Civil ou Religioso – O argumento
Na realidade não há argumento. Os protestantes são mais flexíveis neste ponto. Até porque eles leem a bíblia e fazem interpretações. Certas ou erradas em suas conclusões, ao menos eles leem. Diferente de muitos ignorantes que existem por aí, que na verdade são marionete nas mãos de seus lideres religiosos.
Já pararam para observar como os católicos tomam as palavras do Papa como a palavra de Deus? É, não existe senso critico. Se o Papa falou esta falado. Então como os padres dizem, eu já ouvi, que quem é casado apenas no civil esta em pecado, então vão apenas duplicando a informação.
Não existe argumento na bíblia para tal afirmativa catolicista de que entre casamento civil ou religioso, o correto seja esse ou aquele. E se você tem um argumento bíblico para essa heresia católica, deixe nos comentários sua opinião.
O Casamento dentro da Humanidade
Mas em fim, temos que dar uma resposta ao nosso assunto sobre casamento civil ou religioso. E se você bem pensar a religião Cristã (eu amo a Cristo, a religião não) surgiu a apenas 2 mil anos. E a humanidade existe a quantos milênios?
Segundo a genealogia da própria bíblia a humanidade tem no minimo 6 mil anos. Ou seja, os nossos 2 milênios e mais 4 a.C. E dentro das leituras bíblicas a humanidade sempre houve casamentos entre homens e mulheres. Aí só foi surgir a igreja católica do alto de sua presunção que casamento válido, só na frente do padre. E antes disso, todos eram pecadores condenados ao inferno?
Fico impressionado quando vejo pessoas seguirem isso e até se angustiarem. Já vi pessoas preocupadas, tensas, achando que seus casamentos não são abençoado porque não casaram no padre. E por não serem, estariam em pecado. Até na minha família já vi uma mãe “morta” de preocupação porque o filho queria casar apenas no civil.
Casamento civil ou religioso – O que a bíblia diz?
Para mim é algo bem claro e não há padre que mude minha visão a respeito disso. Amo ser livre e interpretar a bíblia sem amarras das religiões demagogas. E você precisa ser livre, por isso a bíblia diz em João 8:32; “…E conhecereis a verdade, e ela vos libertará”. O casamento é instituído segundo a bíblia em Gênesis 2:24.
Nesta passagem é dito que: “Por esse motivo é que o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne“. Fazendo uma interpretação básica da bíblia percebe-se que, o casamento se dá no momento em que o homem deixa pai e mãe, e publicamente, se une a uma mulher. Formando assim uma família. Ali se dá o ato matrimonial, pelo compromisso firme e fiel que o homem e a mulher fazem de serem responsáveis por uma família.
Sendo assim, entre os dois, ainda teria mais validade o civil. Pois como contrato, tem força de lei. E a bíblia diz para seguirmos as lei da Terra. Em Romanos 13:1-7 diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
Não é que você seja obrigado a fazê-lo, mas entre ambos, com certeza o civil seria de maior força uma vez que instituído por força de lei contratual. Se bem que hoje mesmo apenas morando junto, 6 meses de união estável, para a lei já é considerado casamento para todos os fins.
Conclusão pacifica.
A intensão aqui não desmerecer nem um dos laços estabelecidos. Casamento civil ou religioso, ambos tem seu valor, e alto valor. E se você tem o desejo de fazer um deles ou ambos, que o faça e seja muito feliz. Mas também se não tiver o desejo de faze-lo e tem medo de esta pecando contra Deus, eu digo, RELAXE, se una ao homem ou mulher que ama, e seja muito feliz.
Faça o seu enlace matrimonial como desejar. Casamento civil ou religioso ou apenas o casamento constituído pela união estável, o verdadeiro valor vai esta no respeito e nos valores que ambos terão pela família a ser formada. Se o homem respeita sua esposa e ela tem o mesmo por ele, esta união é incrivelmente abençoada por Deus.
A intensão aqui é apenas que aprendamos a ter respeito pelas pessoas independente do modelo como se deu o casamento delas. Que não os julguemos ou o chamemos de pecadores. Muitos formaram seu laço matrimonial em frente ao padre ou pastor e não sabem se respeitar. Isso não é casamento.
O verdadeiro casamento não pode ser feito ou desfeito por uma igreja, católica ou protestante, feita por mãos homanas. O valor do casamento esta no espirito dos que formam a família e se propõe a protege-la e fortalece-la.
O senhor Jesus disse melhor casar do que se abraçar e realmente oq é valido perante Deus é o casamento estar dentro da lei civil do seu pais com padre ou sem padre nao importa tem que ser reconhecido pela lei do pais.
Obrigado por sua contribuição Helena.
Que sua vida seja ricamente abençoada.