A nossa sociedade, especialmente a parte marginalizada, tem culturalmente introduzida em sua mente a ideia de que é pecado ser rico. A grande responsável por isso em minha sincera e embasada opinião tem relação direta com a igreja católica.
Igreja Católica – é pecado ser rico
Durante muito tempo esta doutrina religiosa empesteou a mentalidade de seus fieis com falsos dogmas. Na realidade até hoje ela ainda segura muitos dogmas maléficos aos seus fieis.
A igreja católica sempre dominou seus grupos através da ideologia do medo e da escassez. Logo, todos sabemos que uma pessoa desprovida de bens materiais esta mais vulnerável e assim precisa mais de esta reclusa no seio de algumas religiões.
Logo uma pessoa que tem em sua psique, de forma inconsciente, que é pecado ser rico; nunca terá bens materiais em condições de ter uma vida farta. E sendo assim dependente sempre de uma “fé doutrinária”.
Flexibilidade das antigas religiões
Hoje a Igreja católica já não tem como segurar esse discurso de que só “os pobres” herdarão o reino de Deus. Até porque hoje às religiões tiram muitos fieis católico justamente em cima desta máxima catolicista. Denominações religiosas que pregam a teoria da prosperidade atraem cada vez mais fiéis.
Na atualidade a igreja católica tem mudado um pouco este discurso. Não sei se pelo bom senso dos padres ou se por uma estratégia para evitar ainda mais a perda de fiéis.
Uma das figuras que tem um discurso moderno é o próprio Papa Francisco. Aqui no Brasil gosto das palavras do Pe. Fábio de Melo. Inclusive este um vídeo dele transcrito abaixo esta tratando justamente deste assunto; É pecado ser rico. É muito bom ver que alguns membros da igreja católica, embora poucos, estejam se desapegando de dogmas antigos que em nada contribuem para a evolução da humanidade.