Como perdoar uma traição ou apunhalada pelas costas? Eis uma das tarefas mais difíceis para o homem. Contudo também é uma das que mais trás benefícios a curto e longo prazo. Uma pena que poucas pessoas entendem o verdadeiramente é o perdão na bíblia ou mesmo o perdão na vida, no dia a dia.
O Perdão na Bíblia – Mateus 18: 21-35 (O servo impiedoso).
Nesta parábola, do vídeo acima, Jesus ensina aos discípulos quantas vezes devemos perdoar um semelhante. Os fariseus afirmavam que 3; Já Pedro, disse que devíamos perdoar 7 vezes. E o mesmo Jesus em sua infinita sabedoria disse que devemos perdoar 70 vezes 7. Isso denota infinitas vezes. Assim, o perdão na bíblia, instruí-nos a perdoar sempre que um irmão nos ofender seja porque meios ferem.
Muitos entendem isso como simplesmente aceitar a pessoa da mesma forma, como se nada tivesse ocorrido entre as partes. Visão que eu particularmente acho muito errada e danosa àqueles que a seguem desta forma. O ato de perdoar esta aceitar as desculpas de outro e esta totalmente livre do ressentimento, da magoa nascida daquele ocorrido que fez mal a parte ofendida.
No exemplo do vídeo e capitulo acima, o perdão do Rei não significa da confiança novamente aquele homem através do empréstimo de dinheiro ou vendas a crédito. Consistiu sim em abrir mão da divida, ou seja, deixa-lo isento de pagar a divida e não condena-lo pelo ocorrido. Além claro, de não ficar ressentimento em seu coração. Se o rei neste caso fica com o coração raivoso ou entristecido pela situação, isso não configura o perdão na bíblia.
O perdão na bíblia – O merecimento
O perdão na bíblia ou na vida real, puramente humana, também é algo a se ver no merecimento da pessoa. Não basta você ter o coração bondoso para perdoar e o ofensor não se mostrar digno daquele perdão. Que busca perdão de algo ou de alguém primeiro tem que libertar o seu coração, permitir que o amor seja seu guia maior, sua luz interior que reflete no exterior.
No exemplo, o perdão na bíblia, mostrado no vídeo, o servo, imediatamente ao obter o perdão do rei por sua divida foi logo violentamente cobrar o seu irmão, sem chances de acordo, paciência, clemência ou qualquer coisa do tipo, a única coisa que lhe importava era que aquele carpinteiro pagasse a diva, e nada além disso.
O rei sabendo do ocorrido mandou buscar o homem e condena-lo da mesma forma com havia procedido com seu semelhante. Então caro amigo entenda isso, antes de clamar ao Criador, antes dos seus pedidos, observe seus atos, suas ações diárias com seus semelhantes e veja se realmente esta merecendo o perdão da Potência Divina, o perdão na bíblia, o perdão dado por Deus.
Então é fácil entender. Perdoe quantas vezes for preciso aqueles que ofenderam a você. Assim seu coração se manterá em paz e cheio de amor. Eis aí o segredo do perdão, é ter um coração iluminado, puro, a luz do Grande Arquiteto do Universo.
Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto. Ajude nossos visitantes com sua preciosa opinião. Abraço iluminado em Cristo Jesus.
Que ótima lição de Sabedoria Francisco. Que Deus o abençoe!!!
Obrigado,
Seja sempre bem vinda.