O Segredo na Bíblia: como vencer seus “demônios”, seus medos. “A imaginação é mais ativa no escuro do que à luz do dia.” ~ Immanuel Kant.
Quando éramos jovens, tínhamos medo do escuro porque não podíamos distinguir as coisas ao nosso redor. No silêncio da noite, cada som parece mais alto. No escuro, não é incomum sentir que uma ameaça pode vir de qualquer lugar. E quando finalmente acendemos a luz, qualquer sentimento de medo que poderíamos ter nos abandona.
Seus medos são interiores, criados em algum momento da vida
Provavelmente é o mesmo medo que nos vem de muito tempo atrás, de quando éramos crianças e nos sentíamos abandonados na escuridão da noite. Sentimo-nos indefesos perante um mundo que não conhecíamos. Da mesma forma, agora crescido, esse medo volta de vez em quando: quando não podemos ver como as coisas são na vida, quando a noite cai em nossos corações . Cada som, cada incidente, parece maior também nessas situações. Sua importância é ampliada. Sentimo-nos ameaçados e como se todas as nossas garantias tivessem caído.
O antídoto para o medo é olhar o que nos assusta na cara. Precisamente porque as trevas transformam as coisas em objetos fantásticos, devemos buscar a coragem de olhar diretamente para elas para verificarmos suas verdadeiras dimensões, assim como faz Israel no deserto ( Nm. 21: 6 ). As pessoas estavam tão cansadas e inconstantes que começaram a cair na escuridão, concentrando-se nos seus medos: o medo de não poder caminhar mais, o medo de não encontrar comida, o medo de morrer de sede. Os israelitas estavam tão obcecados com esses medos que assumiram a forma física de serpentes venenosas.
Aquilo que eu mais temia me sobreveio… Jó 3:25
Quando focamos nossa vida em nossos medos, mais cedo ou mais tarde encontraremos algo que justifique nossas terríveis expectativas. Assim como para o povo de Israel, nossos medos são mortais: aquele que foi picado por uma das serpentes morreu. Porque o medo injeta seu veneno em nossas vidas.
Para afugentar as serpentes, devemos encará-las: Deus ordena a Moisés que forje uma serpente de bronze e a coloque em um bordão para que, os que foram picados, vejam a imagem que representa o mal que feriu para baixo. Muitas vezes, só abrindo os olhos e olhando o que está nos fazendo mal, podemos encontrar a força da cura.
Nicodemos também está assustado com o que está acontecendo , não apenas ao seu redor, mas também dentro dele. Ele busca Jesus à noite porque busca a luz. Ele é o garotinho que tem coragem de pular da cama para procurar ajuda, para buscar segurança.
Onde estão os medos de Nicodemos
Talvez Nicodemos esteja assustado com sua própria posição: ele é um fariseu, provavelmente preso em seu modo de pensar. Ele deve proteger sua imagem. E talvez as palavras de Jesus o tenham colocado em crise. Talvez tenha medo de perder suas seguranças e sinta o peso de sua imagem e de seu papel que espera defender, mas talvez também tema a vida sem essas máscaras .
Nicodemos é o tipo de pessoa que sempre relê as coisas de sua própria perspectiva. Ele é incapaz de ver as coisas da perspectiva dos outros. Ele não entende o significado das palavras de Jesus porque é incapaz de abrir mão do significado que sempre deu às coisas.
O caminho de Nicodemos no Evangelho de João é um caminho de libertação de uma imagem rígida de si mesmo. Nós o encontraremos novamente no final do Evangelho entre aqueles que tomam o corpo de Jesus após a Sua morte (Jo 19:39). Nicodemos não precisa mais se esconder.
Ascenda a Luz e as Trevas se Dissipará
A viagem de Nicodemos é a viagem de cada homem: todos nós vivemos noites em que as sombras assumem formas estranhas e ameaçadoras. Todos temos medo de perder nossas seguranças, abandonar nosso próprio ponto de vista e as certezas que construímos para nós mesmos. Mas de vez em quando a realidade bate à nossa porta e somos lançados em crise. Nicodemos não tenta superar seus medos sozinho; ele busca a luz. Ele fica atrás daquela luz e caminha.
Assim como os israelitas tiveram que olhar para a serpente de bronze erguida no cajado de Moisés, Nicodemos deve olhar para a cruz que o aterrorizou para que pudesse aprender que não teria que ser erguido sobre ela ele mesmo, mas que Jesus havia levado seu lugar.
A cruz é tudo o que tememos. É morte, julgamento, abandono e desolação. Jesus nos diz que devemos olhar para isso para descobrirmos que Ele ocupou nosso lugar ali . E somente assim, somente olhando para a cruz, podemos ser curados.