Servir a Deus na pobreza ou na riqueza? Essa pergunta deve deixar muita gente com a pulga atrás da orelha. Afinal, nós fomos ensinados que apenas os pobres herdarão o reino de Deus, que o dinheiro é maldito, ou ainda que, o dinheiro é a raiz de todo mal.
O termo utilizado no título, Servir a Deus na pobreza ou na riqueza, não está ligado apenas ao quesito fé, mas também obra. Lembre para sempre, a fé está ligada ao estado de espirito, as suas convicções mentais; mas a obra estará ligada sempre, ao mundo material também. Portanto, não pense que portar uma bíblia em baixo do Braço é fazer a obra de Deus.
Entendendo melhor o que é ‘Servir a Deus na pobreza ou na riqueza’
Então o quesito um aqui é, é preciso ter fé, mas a pratica da fé se dará pela obra no seu dia a dia, servindo a seu irmão que é feito a imagem e semelhança de Deus. Veja o que diz este versículo bíblico.
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:14-17
Veja que claramente, pelas escrituras, é condenável alguém lhe pedir um prato de comida e você falar apenas, “Deus te abençoe”. O que você disse é bom, e é pautado na fé. Mas a pessoa que pede necessita de algo mais, de algo material. Um prato de comida, uma roupa, um cobertor. E isso se faz através de bens materiais que são comprados com dinheiro.
Para servir a Deus, é preciso riquezas materiais, também.
Veja que, se você se deslocar para fazer uma obra de caridade, poderá até faze-lo se você não tiver riquezas e posses materiais. Mas alguém terá que ser mantenedor da obra, é preciso dinheiro para dar sustentação a qualquer obra de caridade.
Digamos que você, que lê este artigo agora, resolveu ir ajudar na mão de obra e serviços de um orfanato. Mas levou apenas sua mente, sua fé e seus braços para ajudar, e então, chegando lá viu que no local falta comida, material de limpeza e higiene. Então, apenas com sua fé e força física, conseguirá ajudar?
Não, não conseguirá. É preciso que aquele local tenha comida, tenha material de limpeza, pessoas trabalhando por salário também, além de colaboradores voluntários. Então veja que não há obra sem dinheiro, sem riqueza. É por isso que Deus te fez munido de capacidade física e mental para gerar riquezas de toda sorte. Estar na pobreza e se gabar disso, é pecar contra Deus, contra o princípio de sua criação.
Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Deuteronômio 8:18
Então, qual a resposta para ‘Servir a Deus na pobreza ou na riqueza? ’
É evidente que para você servir a Deus, de um jeito ou de outro, é preciso haver riquezas. É preciso que de alguma forma, procuremos a abundância de bens para então exercitarmos nossa fé, o nosso amor pelo nosso semelhante.
Não digo aqui para você sair feito louco a procura de riqueza, não, não seja ganancioso. Mas, peças a Deus todos os dias, sabedoria para gerar riqueza, e viver em meio a ela, pois assim poderá verdadeiramente servir a Deus. Fazemos isso na edificação do nosso irmão, do nosso semelhante. Seja em obras humanitárias ou mesmo dentro de templos pregando o evangelho de Cristo, é preciso praticar a caridade e ajudar.
Nunca mais amaldiçoe ou sinta raiva de um rico e prospero, pois, ele ajuda a espalha riqueza no mundo. São eles os geradores de empregos e oportunidades. Nunca mais diga blasfêmias como ‘o dinheiro é maldito’, o dinheiro é raiz de todo mal. Pois o contrário sim é verdadeiro. O dinheiro é abençoado, o dinheiro é a raiz de muitas boas ações que nascem no coração do homem.
Você pode até servir a Deus em meio a pobreza. Mas com certeza terá que se municiar de riquezas espirituais e materiais para fazer sua obra. Ou no minimo precisará de pessoas ricas que ajudem você a praticar sua obra. As riquezas são dons de Deus, e cabe a nós termos sabedoria para conquistar e usar suas riquezas infinitas.
No meu livro ‘O Segredo na Bíblia’, eu desmitifico todas essas crenças limitantes sobre o dinheiro e Deus, e provo a você que é sua missão ser rico, e isso está na bíblia. Saiba mais sobre essa obra CLICANDO AQUI, destrua suas crenças limitantes agora pela palavra.
Desejo a você; Paz, Saúde e Prosperidade. E que possas fazer a boa obra por onde for.